InterEscolas Sintra 2024 Brevemente
Na primeira edição do InterEscolas Sintra reuniu vários jovens com muito talento nos jogos . Esta Edição 0 envolveu 6 Escolas Secundárias da região de Sintra, atingindo mais de 3000 alunos e mais de 200 participantes em duas modalidades de esports Rocket League e FIFA23, e contou com o patrocínio da Spirit of Gamer, Câmara Municipal de Sintra e Portuguese Institute of Sport and Youth, IP.
Com o apoio da Grow uP Esports no desenvolvimento de atividades de esports dentro das escolas, no ano passado iniciámos um processo de criação de um concurso para o Collegiate Esports na região de Sintra, por um lado, para dar visibilidade ao talento que existe dentro das escolas, e por outro lado para criar uma relação mais forte e saudável com as escolas.
Escolas participativas:
Escola Secundária Matias Aires
Escola Mestre Domingos Saraiva
Escola Secundária Miguel Torga
Escola Secundária Santa Maria
Escola Secundária de Mem-Martins
Escola Básica e Secundária Rainha D. Leonor de Lencastre
No torneio de Rocket League, a equipa "Guess Who?" conseguiu levar a melhor sobre os "Marmitas" e com essa conquista conseguirem levar a taça para a Escola Secundária Miguel Torga
Quanto ao torneio de FIFA23, o jogador "Psixo", que representou a Escola Secundária de Mem-Martin e sagrou-se campeão. "Psixo" com a sua calma e concentração durante o torneio, na final, conseguiu levar a melhor sobre o seu adversário "Moiteiro333"
Contexto
Os esports são uma indústria internacional que irá necessitar de imensas competências.
O projeto permitirá capacitar e preparar os jovens para um mercado de trabalho que terá imensas necessidades de elementos conhecedores e especializados.
Os jogos eletrónicos, tipicamente jogados em equipa, são um elemento essencial na criação de competências sociais e emocionais essenciais para o desenvolvimento do indivíduo quando executados com uma componente de segurança e com uma camada de preparação adequada.
Objetivos
Promover de forma saudável os Desportos Eletrónicos.
Envolver positivamente as Escolas, alunos e pais. - Promover o trabalho feito na Grow uP Arena na Casa da Juventude.
Envolver os alunos nas competições e na organização da competição.