Descrição do Projeto: O Projeto “Build to Learn in Gaming”, nasce através de uma parceria entre a estudante de 2º da Licenciatura de Animação Sociocultural, Inês Viegas e a Associação Grow uP Gaming.
Foi realizada aos sábados, ao longo do mês de meio, onde os participantes usufruíam de uma tarde diferente dividida entre dois momentos. O primeiro momento consistia numa palestra com perguntas e respostas com um convidado em relação ao tema escolhido, foram tratados temas como a Grow uP, a Criação e Programação de Jogos e o Jogar Profissionalmente. O segundo momento consistiu em workshops desenvolvidos no Minecraft, onde foi possível corresponderem a desafios como a criação de um moinho, de uma cidade medieval e da Casa da Juventude e também puderem trabalharem competências.
Foi este projeto que deu origem à nossa exposição, com os trabalhos feitos e desenvolvidos com os nossos Gamer’s!
Workshop 1
Para o nosso primeiro momento, decidimos começar com algo mais “fácil” e com menos tempo para a sua criação. Foi proposto a cada jovem participante criar um moinho ao seu critério. Tendo acesso a tutoriais na internet e à sua imaginação, estes foram os resultados.
Lucas Pinto
Leonardo Pinto
Gabriel Santos
Wisdon Espinola
Workshop 2
Para o nosso segundo momento, juntámos os nossos participantes em duplas, visto que iriam criar algo um pouco maior, uma Aldeia Medieval e com apenas uma hora e meia para a realização deste novo desafio, pensaram em igrejas, casas senhoriais, fontes, poços, trilhos iluminados, estábulos, entre outros elementos que facilmente nos remontam a estes tempos. Novamente com toda a liberdade, estes foram os resultados.
Lucas Pinto
Leandro Gonçalves e Leonardo Pinto
Francisco Pereira e Isaque Rego
Mykhailo
Dinis Kosun e Tiago Nunes
Rodrigo Carvalho e Wisdon Espinola
Workshop 3
O nosso terceiro momento, foi o momento final do nosso projeto e por isso, decidimos juntar os nossos participantes num só grupo e deixá-los, com toda a sua imaginação, criar o local que os acolhe sempre que precisam: a Casa da Juventude. Devido a alguns problemas técnicos, percebemos que teríamos de teríamos de mudar o formato das equipas, passando novamente a duplas. Começaram este momento com uma recolha de informação fotográfica do espaço, interior e exterior. Com apenas uma hora para o resultado final, sabemos que as duplas tomaram decisões diferentes, sendo que algumas se focaram apenas num grande exterior e outras num exterior mais simples, mas com alguns segredos no seu interior e nós? Sabemos muito bem guardar os nossos segredos!
Estes foram os resultados da nossa última sessão.
Leandro Gonçalves e Leonardo Pinto
Wisdon Espinola
Dinis Kosun e Tiago Nunes
Isaque Rego e Liedson Fortes
Servidor
Para a realização do nosso projeto, foi utilizado um novo servidor, criado dentro do jogo, de modo a que todos os projetos pudessem estar juntos, facilitando assim a ligação entre todos.